Vocações Jesuítas é um espaço de apoio a jovens que sonham com um mundo mais justo, mais fraterno, e se sentem chamados a dedicar suas vidas para realizar esse sonho como consagrado na Companhia de Jesus. Se você quer fazer da sua vida um serviço total, alegre e gratuito; se você quer dedicar toda a sua vida ao Evangelho e ao Reino de Jesus Cristo, entre em contato conosco! Aqui você encontrará informações sobre a Companhia de Jesus - padres e irmãos jesuítas - que, como você, sonham e lutam por um mundo de paz.
Vocação é dar rumo e sentido à vida. É dom de Deus que precisamos descobrir e seguir. Com certeza você já deve ter sonhado com muitos caminhos de realizações para sua vida. Será que todos eles levam à felicidade e à realização?
Nós, jesuítas, queremos desafiá-lo com um caminho, com uma vocação diferente: ser Companheiro de Jesus, levando a Boa Nova e anunciando e realizando o Reino de Deus. Se você se sente chamado a partilhar desse sonho, tem a oportunidade de discernir esse seu desejo, entrando em contato conosco.
Acompanhamento Vocacional
O chamado que Deus nos faz nem sempre aparece claramente. Não há linha direta entre Deus e a própria consciência. Deus sempre usa sinais, símbolos, pessoas e circunstâncias para expresssar a sua vontade.
A conversa que temos com nosso Acompanhante Vocacional nos ajuda a entender esses sinais de Deus em nossas vidas. Não é uma consulta, mas um processo em que nos comprometemos a seguir, acompanhados por alguém que nos ajude a tomar consciência do chamado de Deus e responder a ele. Também não é uma terapia, mas um questionamento contínuo de buscar a vontade de Deus e realizá-la. Dessa forma, o acompanhamento nos ajuda no nosso processo de discernimento vocacional. O acompanhamento se realiza através de atendimentos individuais e em grupo (GAVI).
Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI)
Nossa proposta é reunir jovens que desejam algo mais para suas vidas. Por isso, os padres e irmãos jesuítas propõem Grupos de Acompanhamento Vocacional (GAVI). Os encontros acontecem uma vez por mês. A convivência, a oração e a partilha proporcionam um espaço de liberdade interior para que o jovem possa escolher o melhor caminho a seguir e discernir a vontade do Senhor para a sua vida. O tempo de acompanhamento é de mais ou menos um ano; tempo suficiente para um conhecimento mútuo entre o jovem que deseja conhecer a Companhia de Jesus e a Companhia que deseja tê-lo como companheiro. É um tempo para o acompanhante conviver com o candidato, observando sua maturidade e suas capacidades humanas e espirituais. É, também, um tempo para que o candidato confirme sua opção pela vida religiosa na Companhia de Jesus.
Se você está inquieto vocacionalmente, entre em contato conosco:
Pe. Jonas Caprini, SJ
Telefone: (11) 3862-0342 / 94312-7690
vocacao@jesuitasbrasil.org.br
www.facebook.com/secvoc
Após o processo de acompanhamento por um jesuíta no Grupo de Acompanhamento Vocacional (GAVI), o jovem que sente o desejo de aprofundar-se em sua escolha de servir a Deus e aos irmãos através da Companhia de Jesus poderá viver em uma das comunidades apostólicas dos jesuítas.
O Projeto de acompanhamento e de discernimento vocacionais em comunidades onde vivem os jesuítas permite ao jovem um acompanhamento e discernimento mais aprofundado, que o ajude a crescer na consciência e liberdade para responder ao chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus.
Através da convivência comunitária e da identificação com um grupo de jesuítas, busca-se ajudá-lo em seu processo de discernimento vocacional, para confirmar e decidir-se a pedir ingresso ou não na Companhia de Jesus.
OBJETIVOS
PREPARAR-SE: A FORMAÇÃO INICIAL
A Companhia de Jesus, seguindo o espírito dos primeiros companheiros, está sempre atenta em formar os seus membros na profundidade da vida espiritual, no apostolado e na seriedade dos estudos para que, como apóstolos, enfrentem os desafios próprios de cada momento de nossa história.
Noviciado
O noviciado é, simultaneamente, tempo de formação e provação. Nele, a graça da vocação deve ser cultivada e manifestam-se os seus frutos. Nele, o jovem avança em espírito e virtude no caminho do divino serviço; conhece e faz seu o modo de proceder na missão apostólica da Companhia.
Depois de dois anos de formação marcada por experimentos (Exercícios Espirituais de 30 dias, experimento de hospital, peregrinação, inserção social, estudos dos documentos fundantes da Companhia de Jesus, serviços baixos e humildes), o noviço professa ao Senhor os votos de pobreza, castidade e obediência, sendo acolhido como religioso jesuíta.
O Noviciado da Companhia de Jesus no Brasil localiza-se em Feira de Santana/BA.
Juniorado
Em Belo Horizonte/MG, o jovem jesuíta aprofunda a opção firmada com os votos religiosos, integrando à intensa vida de estudo, a vida comunitária, a atividade apostólica e a vida espiritual.
O juniorado dura mais ou menos dois anos e, nele, realizam-se os estudos de humanidades e a preparação para os estudos de Filosofia (os que serão padres) e para outros cursos superiores (os que serão irmãos). O Juniorado tem ainda a função de sensibilizar o jesuíta para as diversas dimensões e complexidades da vida, além de abrir novos horizontes para que cresça nele o desejo de um serviço mais universal.
Filosofia
Os estudos filosóficos representam um tempo de reflexão séria, de tomada de contato com as grandes correntes do pensamento da humanidade, posicionamento crítico diante das correntes ideológicas e tempo para aprender a refletir com lógica e precisão, abrindo-se a outras formas de pensar e preparar as bases para os estudos teológicos.
A filosofia tem a duração aproximada de três anos. Os jesuítas de todas as regiões do Brasil estudam num mesmo centro de estudos: na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte/MG.
Magistério
O magistério normalmente dura dois anos e seu objetivo é contribuir para que o jovem jesuíta alcance a maturidade religiosa e apostólica. Durante essa etapa, ele se integra mais ao corpo apostólico da Companhia, conhecendo-se mais e testemunhando sua fé através do serviço apostólico.
É um período importante na linha da capacitação apostólica. A essa altura, o jovem jesuíta já recebeu muito da Companhia e é convidado a exercitar-se no dom de si, na disponibilidade inaciana, assumindo as responsabilidades de um apostolado duradouro. Nessa etapa, alguns jesuítas seguem para a experiência em missões estrangeiras.
Teologia
Os estudos teológicos na Companhia de Jesus têm como fim uma preparação adequada para que o futuro presbítero possa realizar um maior serviço espiritual à Igreja e à sociedade. Por isso, a Companhia cuida para que os estudos teológicos sejam de alta qualidade. É a etapa de preparação mais imediata para a ordenação presbiteral. Com três anos de duração, a teologia é realizada na Faculdade de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte/MG.
A vida comunitária, apostólica e acadêmica está integrada com as demais Províncias do Brasil e conta, ainda, com a riqueza da presença de jesuítas de outras partes da América Latina e Caribe e de outros países, tornando-se assim um teologado internacional.
O IRMÃO JESUÍTA
O irmão pertence à Companhia de Jesus, em razão do chamado do Senhor para segui-Lo na radicalidade evangélica da vida religiosa. Esse chamado comporta uma diversidade de dons. Consagrando-se, sem assumir o ministério ordenado, o irmão participa da missão da Companhia, que o envia, como homem de fé, para o maior serviço da igreja no mundo de hoje.
A formação do irmão deve prepará-lo para testemunhar Jesus Cristo, sendo presença questionadora num mundo afetado por valores nem sempre evangélicos e doando-se a tantos que necessitam de um amor gratuito e discernido.
ATUALIZAR-SE: A FORMAÇÃO CONTÍNUA
Terceira Provação
Após alguns anos exercendo o apostolado como padre ou irmão, e antes de ser acolhido definitivamente no corpo apostólico da Companhia de Jesus, o jesuíta é chamado a retomar elementos essenciais da vida religiosa na Companhia. Assim, durante seis meses, refaz uma síntese de todo o processo de formação e apostolado vivido até o momento.
A terceira provação é sempre realizada em países onde é possível privilegiar a experiência de internacionalidade, ou seja, constituir um grupo com a presença de jesuítas de diversos países.
Formação Permanente
Em nosso tempo, em que a sociedade está submetida a mudanças rápidas, a evoluções constantes e ao surgimento de novos valores, um apostolado adequado exige do jesuíta um processo de formação permanente, que o capacite para dialogar e construir respostas mais adequadas para cada situação.
Um dos meios para a atualização é o Curso de Formação Permanente para a América Latina (CURFOPAL), realizado em São Leopoldo/RS. Outros meios de atualização teológico e pastoral são escolhidos em discernimento com os superiores. O jesuíta será enviado para a atualização mais adequada, tendo em vista a missão que lhe for confiada.
Lançamos agora o roteiro de oração da Celebração comunitária da Vigília do Natal do Senhor
Fique por dentro de todas as nossas atividades.