Voltar

Notícia

15/08/2007

4ª Bienal de Arte dos Colégios Jesuítas da Província BRC


Profa. Vera Maria Beurmann (CPPA)

 

A 4ª Bienal de Arte dos Colégios Jesuítas da Província apresentou, neste ano, o tema Arte: Retratos da Vida. Os educadores responsáveis pelo evento entendem que:

Por meio de um envolvimento criativo e afetivo diante da vida, o tema possibilita perceber o retrato como revelação da relação do indivíduo e o seu meio social, como também investigar conteúdos e valores simbólicos explicitados nos retratos econômicos, psicológicos, técnicos e artísticos. Seguindo esta linha de pensamento, os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, após um ano de trabalho, fizeram uma exposição de seus “retratos”. A expressão artística foi apresentada através de várias linguagens, em diversos espaços, e transformou, durante quatro dias, o Colégio São Luís em um cenário de sensibilidade e arte. Possibilitar este encontro, valorizando as inclinações e talentos que cada um possui, foi um dos compromissos que os colégios assumiram diante da sua opção curricular humanista.

 

“Momentos que compõem nossa história, lembranças, saudade, pessoa, memória”... cantaram quase 500 vozes, na noite dessa quarta-feira, 15 de agosto. Dessa forma, mais um capítulo da história das bienais de artes dos Colégios Jesuítas da Província foi escrita por alunos e educadores que foram ao Colégio São Luís participar da 4ª edição do evento. Depois dos Colégios Loyola, Anchieta e São Francisco, o São Luís recebeu o presente de se tornar sede desse encontro de Arte no ano em que comemora 140 anos de existência. Além de ser uma ótima oportunidade de interação entre os alunos e educadores, vivenciar esses quatro dias foi um modo de experimentar a Arte em suas várias formas de expressão.

 

A 4ª Bienal de Arte teve sua abertura oficial com a acolhida do reitor do CSL, P. Smyda, que agradeceu a presença dos demais reitores dos Colégios da Província, bem como das equipes de Direção, de Arte, professores, funcionários e alunos, que trabalharam com dedicação nos últimos meses para a realização dessa bienal. Logo em seguida, a professora de Arte, Rosangela Valle, e coordenadora do evento, lembrou que o Projeto Bienal é a concretização do desejo dos professores de Arte dos Colégios Jesuítas.

 

Nessa Bienal, além dos alunos e educadores, houve uma equipe de 25 monitores, que participaram e auxiliaram em todas as atividades. Outro grupo de estudantes fez parte do Projeto Imprensa e realizou a cobertura completa do evento, produzindo boletins para a Rádio São Luís, matérias e fotos publicados diariamente no site do Colégio (www.saoluis.org) e em nosso jornal Retratos do Dia. Assim todos puderam acompanhar, guardar e relembrar os momentos aqui vividos.

Compartilhe:

Comente pelo Facebook:

Prepare sua agenda

Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank