Voltar

Notícia

24/06/2007

Jovens das Obras da Companhia de Jesus em Belo Horizonte, Santa Luzia e Montes Claros se reúnem no Lucernário Inaciano


O Anchietanum teve a alegria de participar do Lucernário Inaciano, em Belo Horizonte. Encontro que reuniu a juventude presente nas Obras da Companhia de Jesus em BH, para refletir, partilhar e celebrar!

 

A atividade teve oficinas de diferentes tipos: mosaico, música, teatro, dança, pintura, entre outras. O resultado delas foram partilhados e ofertados na celebração final, presidida pelo Pe. Edison de Lima, coordenador da Área Apostólica Juventude e Vocações da Província BRC.

 

Abaixo, segue o registro da atividade pela equipe organizadora.

 

Lucernário Inaciano

Pelos escolásticos Cristiano, Juliano Tadeu e Pe. Onofre

 

No dia de São João, 24 de junho, o Colégio Loyola de Belo Horizonte foi palco de um grande encontro de jovens provenientes das diversas obras jesuíticas de Belo Horizonte, Santa Luzia e Montes Claros. Este encontro foi um desdobramento do Fórum Inaciano de Jovens que aconteceu em 2006 em Itaici, do qual tomaram parte os ligados a todas as obras da província.

 

Ao final do Fórum 2006, a juventude solicitou à BRC, para o ano de 2007, a realização de encontro semelhante em nível regional. Foi o que aconteceu neste dia 24 no Colégio Loyola.Eram, no total, 208 pessoas entre os jovens vindos das onze obras e trabalhos (Grande BH: Colégio Loyola, Paróquia São Francisco Xavier, Paróquia Santíssima Trindade, Centro Loyola, OPA, CVX, Jutrac e Diálogo/ Montes Claros: Paróquia Nossa Senhora dos Montes Claros e Beato Anchieta, Fé e Alegria e Casa de Nazaré), jesuítas de todas as províncias do Brasil, assessores, educadores e oficineiros adultos.

 

O encontro foi aberto com uma palestra de Rogéria Freire, psicóloga, parceira da Companhia de Jesus e diversos trabalhos na Grande BH, que deu um panorama geral dos desejos e desafios da juventude, em face do mundo em que vivemos.

 

Seguiu-se a isso o trabalho em onze oficinas, cujas produções foram articuladas, dando origem ao momento celebrativo final, um belíssimo Lucernário Inaciano (celebração à luz de velas). Nele, através dos trabalhos realizados pelos jovens, contou-se e se celebrou a vida de Inácio de Loyola, a fundação da Companhia de Jesus e o bem que, através dela, Deus segue fazendo no mundo de hoje.

 

Para os presentes, o encontro foi um sucesso. Se tomássemos somente a beleza e a profundidade da celebração final, isso já seria patente. Ela, porém, é só um sinal externo de algo muito maior: a capacidade da juventude; o bem que a Companhia pode fazer junto a ela, ajudando-a a dar passos da mais vida pela qual tanto anseia; e o enorme potencial que estes jovens, articulados em torno daquilo que os une, a espiritualidade inaciana, têm para ser luz neste mundo, sal nesta Terra.

 

O bom êxito do Lucernário Inaciano foi fruto de uma equipe organizadora bastante articulada e empenhada, constituída por jesuítas e leigos, jovens e adultos, provenientes das diversas obras envolvidas. Além disso, a total abertura e o marcante apoio do Colégio Loyola, seja na figura do Pe. Onofre, membro da equipe organizadora, seja na da diretoria, foram fundamentais.

 

Além de disponibilizar o uso irrestrito de todo seu espaço físico, de fornecer alimentação para todos os participantes, de ceder funcionários para o suporte técnico de todas as atividades, de limpar todo o espaço da escola (que havia sido utilizado por mais de 10 mil pessoas na festa junina realizada na festa, terminada a menos de 10 horas do início do encontro), encontramos apoio e disponibilidade em todas as vicissitudes que este tipo de atividade normalmente envolve.Belíssimos exemplos das potencialidades do trabalho em equipe dos jesuítas da BRC, da ajuda entre as diversas obras da Companhia e entre os jesuítas de outras províncias do Brasil fazem a gente crer que tudo o que temos e somos são dons para o serviço dos outros; neste caso, dos jovens. 

Compartilhe:

Comente pelo Facebook:

Prepare sua agenda

Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank