Voltar

Notícia

21/08/2019

Encontro Horizontes Vocacionais


O que é vocação? Como posso ouvir, discernir e seguir o chamado de Deus para minha vida? 

Com essas, e outras perguntas, aproximadamente 30 jovens, de diversas regiões de São Paulo e Minas Gerais, realizaram o Encontro Horizontes Vocacionais, aqui no Centro MAGIS Anchietanum. 

O Encontro, que foi aberto no dia 16/08, com o Ciclo de Formação e Debates, começou com o aprofundamento a partir do Sentido da Vida. Nosso assessor convidado, Pe. Donizete Xavier, atualmente professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), provovou os/as jovens presentes a partir de conceitos da filosofia, e como o sentido da vida depende muito da relação com a pessoa e sua própria história: 

"O grande enigma textual é a nossa. Nossas vidas são narrativas, e são textos que devem ser decifrados. E uma decifração engimática. O que está escondido em mim faz parte da minha requiza. Quanto mais entramos nessa dinâmica do que Deus conhece em mim, e eu desconheço, mais chegamos perto de sermos livres". 

O Ciclo terminou com rodadas de perguntas dos/as jovens acerca das questões apresentadas. O Ciclo de Formação e Debates foi transmitido ao vivo, e está disponível, na íntegra, CLICANDO AQUI

No dia 17/08, sábado, os jovens iniciaram a jornada do Encontro Horizontes Vocacionais. Essa jornada foi inspirada a partir da mística dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Também tivemos a grata oportunidade de nessa encontro realizar a parceria com religiosas de diversas congregações: Congregação das Irmãs Apostolinas, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação, Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, Irmãs Paulinas, Irmãs de Santo André e Companhia de Maria. 

Nesse percurso, os/as jovens tiveram momentos de partilha, sobre suas vidas e perspectivas, também momentos de formação sobre o tema espcífico da vocação, assim como também se dedicaram a oração pessoal a partir da própria vida, retomando pessoas, situações e desejos. Um dos pontos também foi tratar sobre as quatro vocações: sacerdotal, religiosa, matrimonial e laical, a partir do que chamamos de um Carrossel Vocacional, ou seja, uma passagem por todas essas vocações, ouvindo um pouco de seus pontos específicos e também tirando dúvidas. 

Um dos pontos altos do dia foi o testemunho de duas pessoas que tiveram o desejo de doar a vida. Para isso, convidamos Pe. Haroldo Rahm, SJ, hoje com 100 anos de idade (nasceu em 22 de fevereiro de 1919), de origem norte-americana, e Ir. Yessica Zapata, de 34 anos, mexicana. Poder ouvir duas pessoas que ouviram esse chamado de doação e serviço, com diferentes experiências, inclusive geracional, foi extremamente rico e sensível. 

Por fim, seguindo a mística dos discípulos de Emaús, encerramos esse dia com o partir do pão, ou seja, a celebração eucarística. 

Que esse encontro seja abertura para os/as jovens aprofundarem a escuta e o discernimento acerca do chamado. 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

O jovem que está inquieto vocacionalmente e deseja conhecer a Companhia de Jesus deve procurar uma obra ou missão da Companhia na cidade mais próxima, principalmente as que trabalham diretamente com jovens, e manifestar o desejo a um jesuíta, que fará os encaminhamentos necessários. Também pode fazer contatos por e-mail para saber mais sobre o processo de acompanhamento vocacional: vocacao@jesuitasbrasil.org.br

A Jovem que deseja conhecer mais as congregações femininas, envie um e-mail para secretaria@anchietanum.com.br. 

 

 

Compartilhe:

Comente pelo Facebook:

Prepare sua agenda

Dezembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank