Voltar

Programa MAGIS

 

O Programa MAGIS Brasil é a ação articulada em rede da Companhia no meio dos jovens, para oferecer-lhes experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Seu objetivo é articular as diversas experiências apostólicas com as juventudes, propagando e organizando a missão da Companhia de Jesus juntos dos jovens.

O Programa assumiu cinco eixos centrais de atuação. Trata-se de grandes áreas temáticas, a partir das quais se desenvolvem diferentes tipos de ação de/para/com jovens no país. Os eixos escolhidos se relacionam intimamente com a história e a vocação da Companhia de Jesus no trabalho com jovens, com as preferências do Plano Apostólico da BRA e com a realidade juvenil.

Dimensão socioamental

Compreendemos por ambiental o conjunto de relações que configuram os espaços nos quais os seres humanos se desenvolvem. O Oikos é lugar por excelência do desenvolvimento dessas relações. Esse eixo temático no Programa MAGIS Brasil se orienta, sobretudo, pela crença de que, a partir da sensibilidade das novas gerações, podem ser construídas novas formas de relação com o ambiente. Ao mesmo tempo, cre-se que os jovens podem desafiar na mudança de práticas pessoais e institucionais.

Exercícios Espirituais para jovens:

Os Exercícios Espirituais em etapas para Jovens (EEJ) e os Exercícios na Vida Cotidiana (EVC) têm lugar privilegiado nos processos de acompanhamento e formação de jovens. A espiritualidade inaciana é uma das maiores riquezas que temos. Oferecê-la aos jovens deve ser um imperativo, traduzindo-se em um serviço aos jovens e à Igreja. A adaptação em etapas dos EE, especialmente para os jovens, é um modo interessante e eficaz de propor a espiritualidade a esse público. Além disso, os EEJ devem servir como instrumento privilegiado oferecido aos jovens que buscam discernir sua vocação à Companhia de Jesus.

Pedagogia e metodologia do trabalho

Esse eixo tem como tarefa permanente refletir a prática junto aos jovens, produzir ferramentas metodológicas que ampliem a sensibildiade na comunicação e aproximação com o mundo juvenil, orientar processos formativos que contemplem os aspectos mais relevantes da presença da companhia entre os jovens, a saber: engajamento político, social e eclesial; cuidado ecológico; conhecimento bíblico, catequético e teológico; respeito ético e tudo mais que possa ser transmitido para o bom desenvolvimento humano.

Voluntariado jovem e inserção sociocultural

Por meio de ações de voluntariado e inserção, os jovens que desejamos formar poderão se relacionar com a diferença cultural, religiosa, social. Esse eixo assume para si a tarefa permanente de cultivar e propor sentidos éticos e de justiça para a missão com jovens, no cuidado com a vida, com os empobrecidos, com os esquecidos, com o meio ambiente, no contato com a diversidade cultural. Trata-se do desejo de formar pessoas capazes de se comprometer com a transformação do mundo e de reconhecer os jovens como sujeitos muito importantes na transformação dos sinais de morte da nossa sociedade.

Vocações jesuítas

Estamos convencidos de que Deus chama a cada um em particular. Entretanto, cremos que, algumas vezes, esse chamado particular é feito a indivíduos que servirão em uma missão comum, uma mesma e única vocação. A Companhia de Jesus é, portanto, uma possibilidade entre muitas de se fazer servidor da missão de Cristo. Explicitando a dimensão vocacional de nosso trabalho com jovens, estaremos nos aproximando do sonho de ver surgir, entre as pessoas com quem trabalhamos, vocações para a Companhia de Jesus, como parte do serviço que queremos oferecer aos jovens e à Igreja.

Magis, termo em latim que quer dizer o mais, o maior, o melhor, é algo que caracteriza profundamente a conversão de Santo Inácio de Loyola. Diante da infinita bondade de Deus, Inácio experimentou o desejo de uma resposta que não tivesse limites de entrega. O magis, em sua experiência e seus escritos, incluindo os Exercícios Espirituais, aparece como esse desejo de buscar a maior glória de Deus em tudo, com uma disponibilidade completa.

Essa é a experiência que Inácio apresentou nos Exercícios Espirituais – e ao longo de sua vida – e que caracteriza a espiritualidade inaciana. A busca do que mais impulsiona ao serviço a Deus, nosso Senhor. Uma atitude espiritual que conduz nossas aspirações do bom ao melhor. Na espiritualidade inaciana, o magis é, portanto, algo que sempre podemos descobrir dentro de cada pessoa, como um impulso a desejar grandes coisas, uma sede inesgotável, que nos conduz a uma atitude de busca e de maior serviço. Aquele que deseja encontrá-lo deve buscar, descobrir e arriscar-se na superação do já conhecido, do definido e do esperado, em vista sempre da maior glória de Deus.

Nesse sentido, o Programa MAGIS Brasil, com seu conjunto de projetos e ações, busca ajudar os jovens a encontrar e expressar o magis nos desafios próprios da vida juvenil contemporânea, para que busquem coisas maiores e cultivem grandes aspirações para si, para a Igreja e para o mundo. Desejamos que o magis possa atraí-los, estimulá-los, desinstalá-los, colocá-los em movimento na busca do mais, do melhor na própria vida e na vida dos outros.

Centro Magis Amazônia (Belém/PA)

Fanpage: facebook.com/centromagisdejuventude

Email: centromagis@gmail.com

Centro Magis Anchietanum (São Paulo/SP)

Fanpage: facebook.com.br/anchietanum

Site: anchietanum.com.br

Email: secretaria@anchietanum.com.br

Centro Magis Inaciano de Juventude (Fortaleza/CE)

Fanpage: facebook.com/casainacianadajuventude

Site: casainacianadajuventude.com

Centro Magis Burnier (Brasília/DF)

Fanpage: facebook.com/CentroMagisBurnier

Casa Magis Manaus (AM)

Fanpage: facebook.com/CasaMagisManaus

Site: juventudeinaciana.blogspot.com.br

Email: juventudeinaciana.manaus@gmail.com

Casa Magis Teresina (PI)

Fanpage: facebook.com/casamagisthe

Email: casamagisthe@gmail.com

Casa Magis Rio de Janeiro (RJ)

Fanpage: facebook.com/redeinacianadejovensrio

Email: casamagisrio@gmail.com

Casa Magis Manresa (Cascavel/PR)

Fanpage: facebook.com/manresa.ihs

Site: casamanresa.wixsite.com/site

Email: casadajuventude.cascavel@gmail.com

Espaço Magis Belo Horizonte (MG)

Fanpage: facebook.com/magisbh

Email: espacomagisbh@gmail.com

Espaço Magis Capim Grosso (BA)

Fanpage: facebook.com/EspacoMagisCapimGrosso

Email: espacomagiscapixaba@gmail.com

Espaço Magis Capixaba (Anchieta/ES)

Fanpage: facebook.com/Espacomagiscapixaba

Email: espacomagiscapixaba@gmail.com

Espaço Magis Feira de Santana (BA)

Fanpage: facebook.com/EspaoMagisdeJuventude

Espaço Magis Paraíba (João Pessoa/PB)

Fanpage: facebook.com/querosermagis

Email: espacomagispb@gmail.com

Espaço Magis Porto Alegre (RS)

Fanpage: facebook.com/MagisPortoAlegre

Espaço Magis Santarém (PA)

Fanpage: facebook.com/EspacoMagisSantarem

Email: espacomagis.santarem@gmail.com


Prepare sua agenda

Outubro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Notícias

Anchietanum participa do XIV Encontro da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil

Evento acontece em Honduras entre os dias 1º e 7 de outubro

Centro MAGIS Anchietanum participa da Semana de Oração pela Justa Paz Israel-Palestina

Evento aconteceu dia 28 de setembro, em São Paulo (SP)

Exercícios Espirituais para Jovens - 1ª a 5ª Etapas

Itaici - Indaiatuba/SP

Ver todas as notícias »

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank