Voltar

História do Anchietanum

 

O Anchietanum é um Centro de Juventude da Companhia de Jesus no Brasil, dedicado à formação e ao acompanhamento da juventude. Surgiu em 1953, com um trabalho pastoral voltado à juventude e às vocações. Nos primeiros anos, os jovens que desejavam ser jesuítas iniciavam aqui sua formação para a vida religiosa.

Depois desse período, o Anchietanum iniciou um trabalho de animação da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional da Região Sé, onde estava radicado. No entanto, o Anchietanum se manteve sempre em estado de reflexão para renovar-se na missão de estar a serviço da juventude e, em 1983, o espaço foi colocado à disposição dos jovens que buscam formação espiritual, cultural, social e política, e aspiram por ser protagonistas de uma nova realidade.

A partir de então, os jesuítas mudaram a casa de formação, e o Anchietanum passou a ser o que é hoje, ou seja, passou a estar à disposição dos jovens para encontros, cursos e retiros na linha da espiritualidade inaciana.

Tendo sido, desde 2006, sede da Área Apostólica Juventude e Vocações de uma das anteriores Províncias da Companhia de Jesus no Brasil, o Anchietanum assume, atualmente, um novo papel no contexto de criação da nova e unificada Província da Companhia de Jesus no Brasil: ser um dos três Centros de Juventude que articulará o trabalho com os jovens no país.


Prepare sua agenda

Dezembro 2023
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Newsletter

Fique por dentro de todas as nossas atividades.

Rua Apinajés, 2033, CEP: 01258-001 - São Paulo/SP - Tel.: (11) 3862-0342 / 96465-1414
Horário de atendimento da secretaria: 13h às 19h – de segunda a sexta. Das 9h às 14h – aos sábados.

Anchietanum - Copyleft - Permitida a reprodução, sem moderação desde que citados o link e a fonte

Produzido por Plank